quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Palavras

Há quem tenha o dom da palavra, outros há que teêm o dom da escrita, e depois existem aqueles que estão no meio. No meio, não por não saber uma coisa ou outra, mas sim porque tanto conseguem uma como a outra, nunca as duas ao mesmo tempo e muito menos na altura em que são precisas. Eu consigo falar, consigo escrever, juntar uma palavra à outra e exprimir o que quero, no entanto, existem coisas que ficam por dizer, por escrever... Quantos de nós ja acabou de enviar uma carta, um e-mail, e pensou "podia ter dito de outra forma". "esqueci-me de dizer isto"? Quantos de nós já ficaram com as palavras presas na ponta da língua e não as conseguiu pronunciar? Um mal da humanindade: há sempre algo mais a dizer. Não sabemos ser directos, não sabemos ser profundamente honestos naquilo que dizemos, há senpre algo a atrapalhar (ainda agora esbarrei na palavra honestos...).
Se dizemos a primeira coisa que nos vem à cabeça somos logo chamados à atenção porque deveríamos ter usado outras palavras, se ponderamos cuidadosamente em tudo o que transmitimos não somos sinceros. Decidam-se!!! A espontaneidade é boa ou má? A ponderação tem lógica ou não? Talvez as duas conjugadas?? Assim vamos perder o melhor das duas!!
Em várias situações da minha vida pronunciei palavras das quais me arrependi instantaneamente mas não tanto como daqueles que não cheguei a dizer... Agora sento-me num quarto de hotel e escrevo à medida que as recordações veêm. Não consigo distinguir em que cidade me encontro agora, foram tantas nos últimos meses, parecem-me todas iguais mas sei que se sair vou encontrar a magia especial que tem. Sozinha, em cidades estranhas, nada me diz nada e tudo me diz tudo, dou por mim a pensar no que disse e no que não disse...

Sem comentários: