quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Informação até que ponto?!

Ontem, muito descansadinha da minha vida, num dos raros momentos em que me é possível tentar desfrutar da actualidade, encontrava-me eu sentada a ver e ouvir, mais ouvir que ver, o telejornal de um dos canais descodificados, portanto grátis ou quase (o que me leva a crer que grande parte dos portugueses vêem ou tem acesso), quando se me deparo com esta frase:
"Diariamente custam ao estado 5.000,00€ mensais"
Agora digam-me algo que eu tente perceber, se é diariamente porquê os mensais no fim, se 5.000 mensais já me assustam imaginem como fiquei quando o meu lento, mas eficaz pensamento, assimilou 5.000 diários? Graças a Deus que a choque dos diários passou apenas para o susto dos diários. É certo que o dinheiro em si até é aplicado numa quase boa causa, algo com reabilitação de jovens delinquentes ou do género (perdoem-me não conseguir dar grandes informações sobre o assunto mas varreu-se-me da memória a médio prazo), mas quem ouvisse, com ouvidos de ouvir como diz a minha mãezinha, ficou sem perceber.
Esta caiu-me bem lá no fundo, mas quantas mais acontecem por parte das pessoas que deveriam dar informação correcta, clara, concisa e no bom português? Vamos começar a enumera-las e efectuar uma listagem diária, perdão mensal, já não sei ao certo, e no fim uma estatística com as que acontecem mais frequentemente, qual o canal com mais erros e o com menos erros (sim porque nenhum deles é isento neste assunto).
Querem diminuir o analfabetismo e a percentagem de pessoas com fraca escolaridade, mas e a iliteracia quem a combate? Quem nos faz perceber que x+x podem ser a, b, c,..., e por aí, várias opções, várias consequências...

Sem comentários: