domingo, 4 de outubro de 2009

Civismo

Já tive o privilégio de conhecer várias cidades europeias, cidades com grande densidade populacional, multi culturais e multi raciais, passeei por elas todas, percorri-as com os meus pésinhos, adorei conhece-las... Cada uma delas tem o seu encanto, o seu perfume, a sua história. Mas de tudo o que vi e conheci há algo que me prende a atenção, todas estas cidades têm uma limpeza que não se vê nas nossas.

Falo não só pelo facto de nelas não existirem papeis no chão, pontas de cigarros, publicidade em tudo quanto é carro, de se conseguir vislumbrar edifícios restaurados e tratados, sem grafitis (e quando os têm, são quase sempre propositados e lógicos) e encantadores. Será essa diferença resultado de educação, cultura, ou algo mais?

Portugal tem cidades belas, cidades inigualáveis, mas hoje reparei que para colocar um papel no lixo tive que andar 1km até encontrar o devido lugar, enquanto que em outro lugar do mundo se quisesse colocar algo no lixo apareceria o local correcto como por magia.

A diferença são as pessoas, o clima, a educação, a gestão, os governantes. Há quem desespere e acabe por deitar o papel no chão, há quem aguente e anda kms para o deitar e há quem, como eu, que vai inundando a mala com esse tipo de coisa!

Sem comentários: